segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vida Nova?

 Será que o novo ano traz vida nova, novidades ao dia a dia? Para que algo seja novo, há que se desapegar  do conhecido. Ingressar num território de novidade é ameaçador, desinstala o que já está acomodado. O novo traz a marca da mudança. Mudar é difícil. Fazer trocas, perder sem ter o que ganhar no horizonte é inquietante. Para se trazer novidades ao ano que se inicia, há que se treinar perder posições, ganhos, vantagens estabelecidas e demarcadas pela comodidade do cotidiano. O novo, quase sempre parece parente do melhor, um estado muito perseguido em tempos de troca de calendário. O novo, desconhecido, buscado e perseguido, nem sempre é confortável para aqueles que mergulham em situações de novidade. Para se ter uma postura diferente diante da vida, há que trilhar um caminho que permita estar bem consigo mesmo, e pouco ou quase nada ligar à opinião do Outro. Esta é uma conquista da maturidade. O novo, que todos perseguem, poucos têm condições de suportá-lo. Vamos, então buscar e reencontrar a novidade, o inusitado no que já está ai, estabelecido e por nós conhecido??

Um comentário:

  1. O teu texto revive o trauma do nascimento. Nas tuas palavras finais, buscar e reencontrar a novidade no que já é conhecido, está a dificuldade de nascer, morrer, nascer de novo.
    Por outro lado, mesmo no que já é conhecido existe o novo e o desconhecido, porque a inconstância é a regra da vida e quando chega a hora do parto precisamos partir para o novo e o desconhecido. bj.

    ResponderExcluir