sexta-feira, 17 de junho de 2011

Frio

Hoje me coloco a pensar sobre a palavra Frio. Para mim é uma palavra ambígua, encerra um certo fascínio porque lembra o inverno, folhas de plátano amarelas caídas ao chão, um vento frio cortando a face, leitura para acompanhar  a alma e um cálice de vinho para aquecer o corpo. Frio, neste sentido, é prazeroso e traz consigo a lembrança de algo que me marcou desde sempre, o aniversário de meu pai que se acompanhava pelas festas juninas.
Mas a palavra frio também remete à sensação desagradável, lembra gelo, falta de afeto, desamparo, aqueles que vivem na rua e são cortados em seus corpos pelas rajadas de vento gelado, morte que se presentifica na falta de meu pai e de algumas outras pessoas queridas  que já se foram. Esta é a face triste e cortante para mim da palavra frio.
Se tivesse que representar a palavra frio por uma cor, escolheria azul. Uma cor que chega doer de tão bonita, mas com certeza, uma cor fria na escala dos tons. Azul são olhos que me fascinam, o céu numa tarde de inverno ensolarada,  as flores que depositei no túmulo de meu pai para homenageá-lo. Azul é beleza e frieza, em alguns momentos sentimentos  que se unem, em outros brotam separados.
Um frio azulado pode ser o paradoxo da beleza fria e do frio belo.Talvez uma bela metáfora para representar a vida.    

Um comentário:

  1. sabe Iara, o Tarô tem 78 cartas, 22 são os arcanos maiores e 56 os menores. Entre estes, a rainha de espadas representa uma rainha triste, isolada no poder e se relacionando com o mundo pela lâmina da espada. Assim é que eu vejo o azul que tu descreveste. Quanto ao frio, parece que ele é gostoso porque podemos conseguir abrigo num cálice de vinho ou no amor do pai e das pessoas que nos acolhem. Bonito post. bj.

    ResponderExcluir