domingo, 27 de março de 2011

Impressões de Outono

Mudam as estações e o estado de espírito das pessoas se transforma junto. Hoje, acordo com sensação de frio na pele. As folhas das árvores começam a amarelecer e se despencam. O vento vem, e assisto de minha janela, um ballet harmonioso, as personagens se vestem de ferrugem e dançam em sintonia com a natureza. No chão, um bordado nas calçadas feito pelas partes das árvores que caem. Imagens de outono. No interior de casa, um cálice tinto de vinho faz companhia a leitura do momento: Por que a Psicanálise? de Elisabeth Roudinesco. O ruído do vento complementa o som de um blues que sai lá do fundo da sala e se mistura formando outra música, esta própria da  estação. O Outono que chega, traz o aconchego da intimidade  das casas em oposição ao verão que se vai, e leva o gosto pela convivência fora dos limites dos interiores. A atitude de se expor  para o outro, abre espaço para um estado mais reflexivo diante de si mesmo. Com a mudança do verão para o outono , a exterioridade dos afetos é  substituída pelo olhar-se para dentro. Para mim, o outono introduz a possibilidade de um contato mais íntimo comigo mesma.   

2 comentários:

  1. Mudança de estação!
    Concluo com minha simplicidade que isto faz parte do nosso andamento. Deixamos cair folhas mortas ( precisamos do vento ) para que venham novas manifestações da vida. A felicidade é um exercício da alma ( Aristoteles)...eu tambem creio nisto. A mudança de estação nos faz mudar as velas...exercitar outros rumos...
    Renovar....
    Parabéns pelo seu texto....criado por um olhar que faz diferença. O olhar que vê a floresta, mas não se esquece da folha...do fruto...da semente....e da vida que ali habita.
    beijos
    Jerusa

    ResponderExcluir
  2. Bonito texto. Faz o outono parecer um espelho.

    ResponderExcluir