segunda-feira, 7 de março de 2011

Ser Psicanalista!


É difícil escrever sobre o tema, mas seguidamente sou questionada  sobre a escolha. Desde muito pequena,  antes de  falar de forma clara e compreensível,  já gostava de ouvir. Colocava a cadeira na porta de casa e convidava a vizinha, uma senhora de uns 40 anos, para conversar. Tudo  de forma quase incompreensível, que só ela entendia. Meu prazer era ouvi-la. Histórias de mundos que  desconhecia , mas que habitava através de suas palavras. Narrativas do cotidiano, pequenos contos infantis, ou só suas impressões sobre fatos do momento.
Saber e gostar de ouvir é uma das características que me levaram à Psicanálise.
Admirar a diversidade humana, e me eximir de julgamentos é uma conquista que  tento construir. Para mim não existe a dicotomia sagrado/profano, bem/mal,certo/errado.Tudo, ou quase tudo pode, porque estamos na vida para errar e acertar. A perfeição não me atrai, é sem graça.
O respeito pela forma do Outro se portar diante dos fatos, é  exercício diário, que aqueles que se dedicam a este fazer deveriam exercitar.
Curiosidade pela maneira como o Outro dá conta de suas dificuldades e se integra na cultura, é algo que me fascina. Sempre há um jeito diverso de pensar sobre a mesma questão. É tudo  exercício de poder girar sobre si mesmo e se colocar em outra posição em relação ao fato. Sou curiosa, gosto de contemplar o novo, mas confesso que é difícil o desapego daquilo que já é conhecido. Aí temos de cuidar , pois quando nos apegamos ao que já nos é familiar, fica mais fácil entrar na onda dos preconceitos, tão danosos ao exercício da Psicanálise. Poucas coisas digo com certeza, uma delas é que um Psicanalista não deveria ser preconceituoso.
Mas, dentre todas as características que  citei, talvez a mais determinante seja a própria condição de sofrimento e dor frente a questões minhas internas, difíceis de conciliar e de enfrentar no dia a dia. Posso dizer que provei e provo o remédio que indico: a condição de olhar, aceitar , me responsabilizar, lidar e  tentar me reconciliar  com o lado escuro, com minhas imperfeições e  meus sentimentos menos nobres. Mesmo sabendo que a maldade  está presente em todos nós, tenho gosto por acolher com afeto o sofrimento humano, inclusive o meu.

Um comentário:

  1. "Trabalhas no que gostas e não trabalharás um único dia de tua vida" (Confúcio). Tive um professor que disse o seguinte, causando escândalo num seminário: "o médico já nasce pronto, a gente só dá uma lapidada". Sem dúvida, és uma excelente psicanalista, pois a exerces por vocação. Abç!

    ResponderExcluir